Separe os ingredientes necessários para preparar este molho ferrugem com vinho tinto seco.
Dica: se quiser, substitua os bifes de alcatra por outros de sua preferência.
Aqueça bem uma frigideira e adicione o azeite de oliva. Em seguida, acomode os bifes (sem temperar) para refogarem cerca de 2 a 3 minutos de cada lado.
Dica: não espete os bifes para virá-los, utilize uma pinça ou outro utensílio que auxilie no processo. Essa técnica deixará a carne com seu suco preservado, fazendo com que fique suculento e macio.
Tempere os bifes com sal e pimenta do reino enquanto estão fritando. Quando estiverem refogados, retire-os e reserve-os num recipiente dentro do forno desligado (para que mantenham o calor), enquanto prepara o molho.
Reduza o fogo e refogue a cebola e o alho picados na mesma frigideira. Vamos utilizar esse "fundinho" da frigideira para obter o caldo da carne, que será a base do molho ferrugem.
Quando a cebola e o alho estiverem dourados, acrescente o molho inglês e a manteiga.
Dica: se quiser, substitua o molho inglês pelo molho shoyu (molho de soja).
Adicione a farinha de trigo e mexa bem até formar uma pastinha, o roux. Essa pastinha é imprescindível para termos um molho bem cremoso.
Acrescente o vinho tinto seco neste momento e, se quiser, adicione também alguns champignons fatiados.
Adicione 1/4 de xícara de chá de água, para que o molho possa cozinhar até reduzir um pouco. Mexa sempre até o molho chegar numa consistência cremosa - isso poderá levar cerca de 5 minutos.
Depois do passo anterior, seu molho ferrugem caseiro está pronto para ser servido sobre os bifes!
Esperamos que tenha gostado de descobrir como fazer molho ferrugem para carne com esta nossa receita passo a passo em fotos. Este molho é excelente para conferir mais sabor na carne de todo o dia, por isso não hesite em experimentar. Bom apetite!