Ingredientes
1 litro de água filtrada
1 casca de maracujá
10 folhas de maracujá
mel ou adoçante a gosto
Passo a passo
Para fazer esta receita de chá de casca do maracujá aconselhamos usar também folhas de maracujá, pois é nelas que encontramos maior concentração de passiflora, que é o nome medicinal da planta do maracujá e também uma substância natural com efeitos calmantes e sedativos. Pode usar as folhas secas ou frescas.
Dica: No caso de preferir usar folhas frescas de maracujá não esqueça de as lavar muito bem, secar e picar.
Por outro lado, a casca do maracujá é rica em pectina, que ajuda a saciar e é interessante sobretudo para quem apresenta distúrbio alimentar à noite. Lave bem a casca do maracujá por fora, para eliminar todos os resíduos. Poderá usar casca de maracujá fresco ou desidratado.
Em seguida leve ao fogo alto 1 litro de água filtrada e desligue quando a água ferver. No caso, não preparamos este chá calmante enquanto a água está no fogo, pois as folhas do maracujá não devem ser fervidas para que não percam suas propriedades.
Adicione as folhas de maracujá e a casca na água ainda bem quente. Tampe e deixe repousar por 5 minutos, para que se libertem todos os benefícios na água.
Após esse tempo, pode coar seu chá de casca e folhas de maracujá e adoçar a gosto com mel ou adoçante sem calorias. Pode ser servido morno ou gelado, com pedras de gelo.
Dica: O chá de folhas e casca de maracujá pode ser oferecido também para as crianças.
Como tomar chá de maracujá?
Para usufruir dos benefícios calmantes, aconselhamos tomar este chá de maracujá 2 a 3 horas antes de dormir, evitando alimentos e bebidas estimulantes ao longo do dia.
Receita criada por – Sara Silva
Fonte da receita – Tudo Receitas