Tempo de preparo – 1h 30 min

Rendimento – 6 porções

Ingredientes

250 gramas de feijão carioca (mulatinho)

150 gramas de costelinha de porco (salgada ou defumada)

150 gramas de linguiça calabresa em rodelas

150 gramas de bacon em pedaços

150 gramas de carne seca ou charque em pedaços

250 gramas de carne fresca (acém, músculo ou costela bovina)

150 gramas de bucho (fato)

4 peças de mocotó (limpos)

3 dentes de alho

1 cebola grande

1 tomate grande

½ pimentão grande ou 1 pequeno

½ xícara de extrato de tomate

2 colheres de sopa de vinagre

coentro e cebolinha (a gosto)

folhas de louro ou louro em pó (a gosto)

sal, pimenta do reino e cominho (a gosto)

2 limão

2 colheres de sopa de azeite de oliva

folhas de hortelã (opcional)

Como fazer:

1 – Prepare com antecedência:

Deixe as carnes salgadas na água, no mínimo por 12 horas, trocando a mesma 3 ou 4 vezes;

Também coloque o feijão de molho com água e rodelas de limão por, no mínimo, 4 horas;

O mocotó e o bucho precisam ficar de molho na água com limão por no mínimo 4 horas, para retirar o cheiro forte;

Corte todas as demais carnes em pedaços e reserve.

2 – Também é importante separar todos os temperos para facilitar o processo da feijoada. Por isso corte em cubinhos o tomate, a cebola e o pimentão, amasse os dentes de alho e deixe o cheiro verde (coentro e cebolinha) já picados.

3 – No próprio dia em que você vai preparar o prato, prepare o tempero da feijoada amassando ligeiramente o alho com sal, pimenta do reino, cominho, folhas de louro ou louro em pó, a cebola, o tomate e o pimentão, tudo isso num pilão ou numa vasilha.

4 – Acrescente o cheiro verde, as folhas de hortelã, o extrato de tomate, o vinagre, o azeite de oliva e as carnes frescas (mocotó, bucho, músculo ou acém). Deixe por alguns minutos, para as carnes absorverem este tempero.

5 – Na panela de pressão adicione esse marinado das carnes frescas e também as carnes salgadas (já dessalgadas), misturando bem. Cubra com água quente e deixe cozinhar por 30 minutos a partir do momento que iniciar a pressão.

Dica: Se não for usar a panela de pressão, este processo poderá levar cerca de 2 horas ou mais. Primeiro cozinhe as carnes mais firmes (mocotó, costela e bucho) e depois acrescente o feijão com as demais carnes. À medida que as carnes estiverem cozidas, retire-as e reserve-as.

6 – Adicione o feijão (primeiro escorra a água do molho) e retempere com cheiro verde, pimenta do reino, alho, cebola ou outro tempero que desejar. Feche a panela de pressão e deixe cozinhar por aproximadamente 25 a 30 minutos após o início da pressão.

7 – Abra a panela e verifique se as carnes e o feijão estão bem cozidos e pingue gotinhas de limão, para dar um toque de acidez ao prato! Misture bem e passe sua feijoada para uma travessa ou caçarola.

8 – Sua feijoada baiana está pronta para você servir e apreciar! Decore com cheiro verde picado e sirva com arroz, salada de folhas, farinha ou farofa e molho de pimenta. Com certeza irão amar este prato! Esperamos que tenha gostado e bom apetite!


Fonte da imagem – Tudo Receitas

Receita criada por – Andréa Porto

Fonte da receita – Tudo Receitas