1 – Água do cozimento
Não coloque o sal na panela antes de a água ferver. Essa é a dica essencial de Rita Lobo, que garante: “Se colocar sal antes, a água demora mais para ferver.”
Mas quanto de água colocar na panela? “Para cada 100 gramas, deve-se colocar um litro de água. O macarrão cresce até duas vezes e meia o tamanho dele. Por isso que precisa de bastante água. A quantidade de água que você coloca na panela vai determinar se vai ficar grudado ou não. A água deixa o macarrão mais solto”, diz Ana Maria Braga.
Lembre-se que o tempo de cozimento da massa varia conforme a indicação do fabricante.
2 – Sem óleo ou azeite no cozimento
E nada de colocar aquele fio de azeite ou óleo na água. Fazendo isso, o seu macarrão não vai ter toda a suculência do molho. “O que acontece é que cria-se uma película de gordura na massa, fazendo com que o molho escorra na massa em vez de envolvê-la”, explica Rita Lobo.
3 – Mexa a massa
Para o seu macarrão não grudar na panela, basta mexê-lo de vez em quando.
4 – Sem quebrar o macarrão
Com certeza você conhece alguém que quebra massas longas antes de colocá-las na panela. Para o espaguete cozinhar por igual, por exemplo, é só dar uma leve torcida na massa e despejar a quantidade desejada no meio da panela. À medida que o espaguete amolece, use um utensílio para apertá-lo com leveza no fundo da panela.
5 – Teste da parede
Quer saber se a sua massa está no ponto certo? É só provar um pedaço ou fazer o teste da parede, no azulejo da cozinha. “Se grudar e escorrer, está no ponto. Mas se grudar, é porque passou do ponto e está muito cozido. E se cair, ainda precisa de mais tempo de cozimento”, explica Ana Maria.
Truque bônus: sem gastar o gás
E se você quer economizar na hora de fazer o macarrão, o Receitas tem mais um truque: ferver a água e cozinhar a massa com a panela tampada. O educador financeiro Ricardo Natali explicou em detalhes no Mais Você: “Deixe a água ferver, adicione sal, e, assim que ela ferver novamente, adicione o macarrão. Misture bem, apague o fogo e tampe a panela. Conte o tempo necessário para o cozimento. Isso ocorre porque a água já ferveu, está quente e você preserva o calor com a tampa.”
Fonte da imagem – Espaguete à Carbonara do Joaquim Lopes — Foto: Chico Couto/Receitas
Fonte da receita – Receitas